Carrossel-2
Carrossel
Carrossel-3

PROJETO UVS ESSENCIS JAGUARÉ

Fique informado! Projeto UVS Essencis Jaguaré

 

No dia 23 de janeiro de 2018 a CETESB emitiu a Licença Prévia (nº 45001533) para a implantação da nova Unidade de Valorização Sustentável da Essencis no Jaguaré, uma Estação de Transferência e Valorização de Resíduos de Grandes Geradores.

A UVS Essencis Jaguaré  receberá os resíduos não perigosos de grandes geradores – tais como shoppings centers, escritórios, supermercados e terá duas operações principais: uma Central de Triagem para valorização dos resíduos recicláveis e uma Estação de Transferência Intermediária (Transbordo) dos resíduos que não podem ser reciclados. Os resíduos recicláveis serão vendidos como matéria prima e os resíduos onde não é possível a reciclagem serão encaminhados para o aterro sanitário localizado na UVS Essencis Caieiras..

 

A função da Central de Triagem é de receber os resíduos recicláveis coletados e fazer a sua separação de acordo com a sua categoria – plástico, papel, vidro ou metal. Já a Estação de Transferência Intermediária (Transbordo) tem a função de receber os resíduos que não podem ser recicláveis dos caminhões compactadores (até 8 toneladas) e transferi-los para as carretas de maior capacidade (até 24 toneladas).

 

Dessa forma, existe um ganho logístico e ambiental no gerenciamento de resíduos no município de São Paulo, reduzindo o número de caminhões que farão o trajeto pela Rodovia Bandeirantes até o aterro sanitário da UVS Essencis Caieiras e permitindo a otimização das rotas de coleta, aliviando dessa forma as vias de trânsito do município.

É importante lembrar que a Estação de Transferência e Valorização de Resíduos  irá promover a manipulação e reciclagem de resíduos de forma sustentável e segura, através de soluções modernas e completas, com rigor técnico e excelência operacional, de forma a minimizar potencialmente os impactos inerentes à atividade, garantindo a qualidade ambiental do empreendimento, a saúde dos trabalhadores e o bem estar da comunidade do entorno.

 

Confira abaixo as principais dúvidas sobre a Estação de Transbordo do Jaguaré:

 

Perguntas frequentes

O que é uma Central de Triagem de Resíduos?


A Central de Triagem de resíduos é um local que recebe o resíduo reciclável e o separa conforme a sua categoria: papel, plástico, vidro ou metal e posteriormente o vende como matéria prima para fabricação de novos produtos. Esse processo se faz necessário porque na maioria dos casos a fonte geradora não envia o resíduo reciclável já separado, sendo necessário esse processo para garantir um maior aproveitamento desses materiais.




O que é uma Estação de Transferência Intermediária (Transbordo) de Resíduos?


É um ponto de transferência intermediária do resíduo não reciclável (rejeito) coletado por caminhões compactadores para carretas maiores, que levarão o resíduo para destinação final em aterros sanitários. A cada 03 caminhões compactadores que chegarem na unidade para transferir o seu resíduo, sairá apenas 01 carreta com destino final ao Aterro Sanitário da UVS Essencis Caieiras.

Portanto, a Estação de Transferência Intermediária (ou Transbordo) não é um local de estoque e/ ou armazenamento de resíduo, e sim de transferência.




Como será feita a transferência de resíduos dos caminhões compactadores para as carretas?


Os caminhões compactadores irão descarregar o resíduo recolhido em dois fossos. Esses fossos foram feitos em local fechado e com piso totalmente impermeável. As portas que dão acesso ao fosso são controladas por um sistema de câmeras e só serão abertas no momento de descarregamento desses caminhões compactadores.

Assim que o resíduo for descarregado no fosso, será transferido para a carreta com o apoio de uma garra mecânica (pólipo) para as carretas de maior capacidade. Assim que as carretas estiverem carregadas elas seguirão para o aterro sanitário da UVS Essencis Caieiras.

Como a área de manipulação de resíduo possui um piso totalmente impermeável, essa estrutura impede que o resíduo – e o seu respectivo chorume gerado – contaminem o solo e a água da região.




O que será feito com o chorume gerado pelo resíduo da Estação de Transferência Intermediária?


Como o resíduo que chegará a UVS Essencis Jaguaré não ficará estocado no local, a estimativa de geração de chorume é muito baixa. Ainda assim, o volume de chorume gerado será coletado através de caminhões pipas e levado para Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) especializadas nesse tipo de efluente.




Essa operação causará um mau cheiro (odor) na região?


O local onde ocorrerá a transferência de resíduos é coberto e permanecerá fechado durante o período de operação. Esse local conta com um Sistema de Exaustão com filtro de carvão ativado para tratamento do ar e mitigação de possíveis odores decorrentes da decomposição do resíduo.




Haverá maior proliferação de vetores na região (ratos, urubus, pombas, etc) por conta das operações da Estação de Transbordo?


Não. O resíduo ficará em local fechado, impedindo que haja a entrada de aves (pombas e urubus) e de roedores (ratos). Além disso, está previsto a realização de controle mensal de pragas no local.




Por que este imóvel foi escolhido para a instalação da Estação de Transbordo?


O imóvel foi escolhido por estar implantado em um ponto onde o zoneamento do município de São Paulo permite esse tipo de empreendimento. Além disso, por estar próximo à Marginal Pinheiros e à Rodovia Bandeirantes, o local permitirá uma otimização das rotas dos caminhões compactadores e aliviará o trânsito local.




Qual era a antiga função do imóvel?


Até maio de 2017 operava no local a empresa Unidade de Tratamento de Resíduos S.A (UTRSA). Essa empresa fazia o recebimento e tratamento de resíduos hospitalares contaminados




Qual será o horário de funcionamento da Estação de Transbordo Jaguaré?


A Estação de Transbordo Jaguaré irá funcionar de segunda à sábado, das 06h00 às 22h00.




As operações da Estação de Transbordo Jaguaré irão impactar no trânsito da região?


As operações da Estação de Transbordo Jaguaré não terão um impacto significativo no trânsito da região. Prevê-se que incialmente serão apenas 15 caminhões compactadores que descarregarão no local e 2 carretas que levarão o resíduo até o aterro sanitário. Além disso, os caminhões não circularão pelo bairro. Esses 15 caminhões compactadores já circulam na região pois pertencem a Koleta Ambiental S.A. e a sua garagem fica no imóvel ao lado – Avenida Gonçalo Madeira, 300.

Rota de acesso à unidade: Marginal Pinheiros/ Avenida General Vidigal/ Avenida Gonçalo Madeira, 400

Rota de saída da unidade: Avenida Gonçalo Madeira/ Avenida General Vidigal/ Marginal Pinheiros





Contato

 

Politica Anticorrupção

Essencis SP, RJ, Ecotottal e Ecossistema

Capa essencis.PNG

Essencis MG

Capa essencis.PNG

Catarinense

Capa essencis.PNG

Paraná

Código de Conduta

capa essencis 2.PNG
Capturar MG - ANTICORRUPÇÃO.PNG
capa essencis 2.PNG

Catarinense

Essencis MG

Essencis SP, RJ, Ecotottal e Ecossistema

Paraná

capa essencis 2.PNG

© Essencis 2019

Uma empresa do Grupo Solví

Logo_Solví_Branco.png

Contatos:

 

MG - (31) 3539-1733

PR - (41) 3614-3061

RJ - (21) 2633-9805

RS - (51) 3500-3400

SC - (47) 3424 6752

SP - (11) 4442-7318

Canais de comunicação

e denúncia

Conheça a divisão de Serviços Industriais do Grupo Solví

GRI - BRANCO.png
PRAMEQ.png
koleta_branco.png
Organosolvi.png
Capturar MG - CONDUTA.PNG