RECUPERAÇÃO DE ÁREAS IMPACTADAS

Tem como objetivo principal a adoção de medidas corretivas nessas áreas que possibilitem recuperá-las para um uso compatível com as metas estabelecidas a ser atingidas após a intervenção, adotando-se dessa forma o princípio da “aptidão para o uso”.

 

Investigação Detalhada

Trata-se de uma investigação complementar a etapa anterior onde é necessário detalhar as características do contaminante e da contaminação. A etapa de investigação detalhada é a primeira do processo de recuperação de áreas contaminadas. Dentro desse processo, a etapa de investigação detalhada é de fundamental importância para subsidiar a execução da etapa seguinte de avaliação de riscos e, conseqüentemente, para a definição das intervenções necessárias na área contaminada.

 

Tem como principais objetivos:

 

  • Avaliar detalhadamente as características da fonte de contaminação;

  • Avaliar detalhadamente as características dos meios afetados;

  • Determinar as dimensões de áreas e/ou volume dos meios afetados;

  • Avaliar os tipos de contaminantes presentes e suas concentrações;

  • Definir os limites e a taxa de propagação da pluma de contaminação.

 

 

Avaliação De Risco

A Avaliação de Risco compreende identificar e quantificar os riscos à saúde humana e ambiental de uma área contaminada. Os Métodos utilizados seguem os mais modernos padrões e são baseados em princípios de toxicologia humana e no conhecimento das propriedades físico-químicas e comportamento ambiental de contaminantes, conforme determinado pela USEPA (1989).

 

  • Coleta e avaliação dos dados

  • Avaliação de tocixidade

  • Avaliação de exposição

  • Caracterização

  • Quantificação de riscos

 

Os resultados da avaliação de risco podem subsidiar a tomada de decisão quanto às ações a ser implementadas, de modo a promover a recuperação da área para um uso definido. Em alguns casos, tais ações podem restringir-se à compatibilização do uso do solo com o nível de contaminação apresentado, não havendo, neste caso, necessidade de realização das etapas posteriores.

 

 

Remediação

Nesta fase estipula-se a estratégia de remediação (limpeza) do solo e aquífero que possa atender aos valores de concentração de solos e água subterrânea, estabelecidas pela avaliação de risco.

É realizada a escolha da metodologia de remediação adequada e as metas. Nesta fase é necessário fazer um estudo de alternativas.

Realiza-se a instalação e operação do sistema de remediação que foi definido na fase anterior. A remediação tem os seguintes objetivos:

 

  • Remoção de fonte de contaminação

  • Redução de contaminação de solo e de água subterrânea hasta níveis aceitáveis ambientalmente

  • Redução de riscos ambientais ou de exposição de trabalhadores e usuários do local e do recurso.

 

Implementadas as ações de remediação, estas deverão ser avaliadas quanto à eficácia das mesmas no cumprimento das metas estabelecidas para a remediação da área - Metas de Remediação Atingidas. A remediação de uma área contaminada por ser feita de duas maneiras, in situ ou ex situ, ou ambas concomitantemente.

 

A seleção da tecnologia de remediação adequada para um site é função das fases predominantes nas quais o contaminante se apresenta, (ex.: fase livre vs. fase dissolvida) e do objetivo do programa de remediação da área (ex.: remoção imediata da fonte vs. remediação passiva das águas subterrâneas). Os trabalhos de remediação das áreas contaminadas devem ser continuamente avaliados de modo a verificar a real eficiência das medidas implementadas, assim como dos possíveis impactos causados aos bens a proteger pelas ações de remediação.

 

 

Monitoramento

Uma vez atingidos os níveis propostos no plano de Remediação e com a aceitação do órgão ambiental, a Essencis estabelece um método para monitoramento de solos e água subterrânea. Amostras são coletadas periodicamente para acompanhamento e identificação de possíveis riscos ao empreendimento.

 
 
 
 

Politica Anticorrupção

Essencis SP, RJ, Ecotottal e Ecossistema

capa - Política Anticorrupção - UVSs - G

Essencis MG

Capa essencis.PNG

Catarinense

Capa essencis.PNG

Paraná

Capturar MG - ANTICORRUPÇÃO.PNG

Código de Conduta

capa - Código de Conduta - UVSs - GRI KO
capa essencis 2.PNG

Catarinense

Essencis MG

Essencis SP, RJ, Ecotottal e Ecossistema

Paraná

capa essencis 2.PNG
Capturar MG - CONDUTA.PNG

Canais de comunicação

e denúncia

GRI - BRANCO.png
PRAMEQ.png
koleta_branco.png
Organosolvi.png

© Essencis 2019

Uma empresa do Grupo Solví

Logo_Solví_Branco.png

Contatos:

 

MG - (31) 3539-1733

PR - (41) 3614-3061

RJ - (21) 2633-9805

RS - (51) 3500-3400

SC - (47) 3424 6752

SP - (11) 4442-7303

Conheça a divisão de Serviços Industriais do Grupo Solví